30 de dezembro de 2020

Prefixos melhores virão

Prefixos melhores virão
Cris Alves

Enfim o ano de 2020 acabou. Sem dúvidas, o mais atípico e anormal de todos. Ano em que mudamos bruscamente de rotina, adaptamos aos equipamentos de proteção individual e sofridamente contabilizamos perdas. As dificuldades e as complicações foram tantas que manifestações de otimismo ou votos de prosperidade podem não ser encorajadores. Ainda mais que as perspectivas para o novo ano não são otimistas. Apesar disso ou por causa disso, 2021 exigirá de nós, um plano, uma estratégia.

Mas antes de qualquer projeto, voltemos a 2020 e seus ensinamentos. Primeiro, nos certificamos de que não temos controle sobre muita coisa, sobre quase tudo, eu diria. Pense nisso sempre que estiver sofrendo por antecipação. Depois aprendemos que podemos viver com menos bens de consumo. Esse até o planeta agradece. Mais um, descobrimos que ainda podemos e precisamos aprender muito, que há uma infinidade de novidades a serem desvendadas. Então não vale dizer que não consegue fazer isso ou aquilo e também não vale categorizar as pessoas em jovem demais ou velhas demais para encarar um desafio. Ainda, lembramos que a existência do outro é igualmente importante. Trabalhemos para que essa não seja esquecida.

E agora comecemos 2021 cientes de que a vida é cheia de imprevistos, uns simples e outros nem tanto e que são eles que nos qualificam para os embates que certamente virão. Então redefina as metas, desengavete os sonhos, aceite os empurrões da vida. Para isso, opte pelo trivial, pelo o que é possível e quando estiver no meio do turbilhão, pare, reflita e decida o que fará primeiro. Avalie a necessidade de se envolver em determinadas situações, ou seja, preserve a sua paz, aliás a serenidade pode ser uma meta. A delicadeza também.

Por fim, ativemos nossa capacidade de nos entristecermos, de nos alegrarmos, de nos indignarmos e de nos comovermos. É isso que garante a nossa humanidade e, consequentemente, a nossa boa convivência em sociedade. E que apesar das adversidades e dos dramas e por causa das conquistas, 2021 seja inesquecível.

#ABA+ #Inteligência Afetiva #SomosABAmais #TEA #Autismo #ABA #tratamento #autismobr #softwareABAmais #cienciaABA #comportamental #humanidade #ensinamentos2020 #perspectivas2021 #metas #prefixos

Compartilhar

Deixe um comentário

Sobre o(a) autor(a)
Cris Alves

Cris Alves

Cris Alves é filha, mãe, professora encantadora de pequenos escritores, indignada, empenhada, multifacetada e articulista para o ABA+ É muita inteligência afetiva!
Produtos em destaque
Últimos artigos adicionados